São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bingo

MOACYR SCLIAR

Ao contrário do que diz o provérbio, ele tinha sorte no jogo e também sorte no amor. Por isso, quando ouviu falar do chamado bingo de mulheres, esfregou as mãos: esse jogo foi feito para mim, garantiu aos amigos. À noite, lá estava ele, confiante: não só ganharia o bingo como havia de marcar um recorde histórico.
O bingo funcionava numa lanchonete que só recebia clientes selecionados. Ele teve de se identificar e mostrar o dinheiro para apostas. Só então foi admitido ao recinto. Quinze moças estavam ali. Não eram exatamente 15 beldades, mas seus trajes sumários de algum modo entusiasmavam os apostadores, aliás em grande número.
Começou o bingo, e não deu outra: ele ganhou. A dona da lanchonete cumprimentou-o, indicou uma das moças:
- Seu prêmio é aquela ali. Você pode subir, há um quarto lá em cima.
Para surpresa da mulher ele recusou. E explicou: só subiria com todas as 15.
- As 15? - Ela, assombrada - Mas você acha que vai ganhar as 15 no bingo?
- Não tenho a menor dúvida. Minha sorte nunca me abandonou.
Tinha razão. Ganhou mais uma, e depois mais outra, e outra -finalmente, tinha as 15 a seu lado, para inveja e irritação dos demais competidores, que chegavam até a suspeitar de trapaça. Ele não deu importância a tais acusações: 15 é o meu quorum mínimo, garantiu, e, voltando-se para as sorridentes jovens, comandou:
- Vamos.
Foram. Entraram no quarto, que se revelou pequeno para tanta gente. Depois das apresentações (ele teve alguma dificuldade em memorizar os nomes, mas fazia questão disso), tiraram a roupa. E quando se esperava o maior bacanal, ele falhou. Falhou miseravelmente. Nem sequer deu a partida.
- Que coisa - murmurava ele, embaraçado. - É a primeira vez que me acontece isso, meninas.
Estava criado o impasse. Não sabiam o que fazer, quando uma das moças sugeriu: quem sabe a gente joga um bingo aqui em cima? Acharam boa a idéia, trouxeram o material e ficaram jogando.
O que foi sorte: a polícia entrou e prendeu todo mundo que estava no térreo. Ele escapou. O que não era de admirar: afinal, tratava-se do legítimo sortudo.

Texto Anterior: Falta d'água na Grande São Paulo termina amanhã
Próximo Texto: Portaria antifumo confunde empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.