São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio ganha 'Universidade do Circo'

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

A partir de agosto o Rio será sede da Universidade do Circo, um projeto de formação de profissionais patrocinado pela Aliança Francesa, pelo Consulado Geral da França e pela Funarte.
A intenção é criar uma companhia, já chamada de Circo da Madrugada, nos moldes do trabalho que é feito atualmente por diversas companhias francesas e pelo Cirque du Soleil, do Canadá.
O projeto já está em andamento. Desde fevereiro, professores formados pelas escolas de circo francesas dão aulas nas 18 escolas de circo existentes no Brasil.
"Em Teresina, já temos um professor dando aulas de técnicas de trapézio", conta Pierrot Bidon, 43, diretor do Archaos, companhia do chamado "Novo Circo Francês", e um dos coordenadores do projeto brasileiro. Sessenta alunos das 18 escolas de circo brasileiras já foram selecionados por Bidon para a Universidade do Circo.
Além do treinamento, eles irão preparar um espetáculo a ser exibido no Rio em setembro.
"Nossa intenção é aliar as técnicas circenses a dança, expressão corporal e outras técnicas teatrais", explica Bidon, que também organizou junto às escolas de circo francesas a doação de um caminhão-trapézio, a ser usado em apresentações itinerantes.
O projeto não pára na criação do Circo da Madrugada. Com apoio da Aliança Francesa, cinco companhias do novo circo francês irão excursionar pelo país a partir de maio. A primeira a chegar é o Trio Maracassé, formado por malabaristas. Depois é a vez da Companhia Jérôme Thomas, com trabalho que alia dança e malabarismo.
Que-Cir-Que e Les Arts Sauts vêm com espetáculos baseados no trapézio. O último é o Trio Tortiller/Rousseau/Vignon, grupo de jazz que faz improvisos sobre antigos temas circenses.

Texto Anterior: "Fator X" traz heróis mutantes
Próximo Texto: Convênio retoma reforma do teatro São Pedro, em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.