São Paulo, sábado, 29 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros são resgatados na Guiana Francesa

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O grupo de 85 garimpeiros que pediu ajuda ao governo brasileiro para deixar a Guiana Francesa chegou ao país em três vôos de um avião Búfalo da FAB (Força Aérea Brasileira).
O primeiro grupo com garimpeiros resgatados na cidade de Maripasoula (pronuncia-se Marripassulá), desembarcou quarta-feira, às 21h30 e o último na noite de quinta.
Dois outros brasileiros estão feridos e internados em Caiena, capital da Guiana Francesa. Eles só devem retornar ao Brasil quando receberem alta.
Segundo o cônsul brasileiro na Guiana Francesa, Norton Rapesta, um dos feridos teve a perna quebrada em uma briga. O outro teria sido espancado e torturado na vila do garimpo de Marrodeur, em Maripasoula. Os nomes dos feridos não foram divulgados.
Além de não ter dinheiro para voltar, muitos garimpeiros estariam clandestinos na Guiana, que é território francês. Maripasoula fica a 700 km a oeste de Caiena, na divisa com o Suriname.
Os garimpeiros que desembarcaram em Belém disseram que vinham sendo perseguidos por negros da etnia boni, que têm acusado os brasileiros de invadirem o garimpo e querem expulsá-los do local. Os garimpeiros dizem que brigas, tiroteios, torturas e mortes são constantes em Maripasoula.

Texto Anterior: Justiça bloqueou as contas de Zanetti
Próximo Texto: "Não sabia que era esse inferno"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.