São Paulo, sábado, 29 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radar 'míope' deixa escapar 61% dos infratores de trânsito

Excesso ou falta de luz interfere nos equipamentos da CET

DA FT

Apenas 39% dos infratores flagrados pelos radares fotográficos controladores de velocidade da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) são multados.
Os outros 61% escapam por meio de artimanhas dos motoristas ou, principalmente, por falhas nos equipamentos.
Segundo empresas que prestam serviço à CET, cerca de 32% dos veículos fotografados, que não são multados, não têm placa ou têm placa inelegível por causa de ferrugem, sujeira, fitinhas ou de engate instalado na altura dos números; 25% não constam dos cadastros da CET e 1% são carros oficiais (livres da fiscalização).
Os outros 42% são anistiados por problemas que o equipamento não consegue driblar: 2% das fotos ficam fora de foco, 5% não enquadram a placa do carro e 35% tem problemas de iluminação -falta ou excesso de luz à noite, ou sombra causada pelo sol.
Até 23 de março, os radares fixos registraram cerca de 142 mil casos de excesso de velocidade, mas só 55 mil motoristas vão receber multa. Os radares móveis fizeram 79 mil registros, mas eles resultaram em apenas 31 mil multas.
Os índices de aproveitamento variam de acordo com o sistema -os dos radares são os mais baixos. Os "caetanos" (máquinas fotográficas instaladas em semáforos) aproveitam 40% dos registros e as lombadas eletrônicas, 55%.
A CET diz, no entanto, que independentemente da eficácia do sistema, a nova forma de fiscalização está dando resultados. A reportagem apurou que, pelo índices da CET, o número de acidentes nos locais fiscalizados caiu 20% nos dois primeiros meses do ano em relação a 96.
O ex-presidente da CET, Gilberto Lehfeld, acredita que o número de multas não importa. "Esses índices mostram que a CET não é uma indústria de multas."

Texto Anterior: Piloto morre em queda de monomotor no PR; Chuvas provocam desabamento em SE; Parecer diz que moto-táxi é legal
Próximo Texto: Lavrador abastece 50 famílias com água de poço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.