São Paulo, sábado, 29 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo erra ao anunciar os filmes para 97

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao anunciar seus principais títulos do "Cinema 97", a Globo comete duas falhas. A chamada apresenta os filmes como inéditos na TV -sendo que a maioria já foi exibida na TV paga- e ainda "vende" a produção "O Parque dos Dinossauros" como a maior bilheteria da história do cinema.
A aventura de Steven Spielberg sobre os répteis pré-históricos foi inegavelmente um sucesso de bilheteria mundial, mas não é a primeira colocada no ranking das produções mais rentáveis de publicações aceitas como oficiais pela indústria norte-americana de cinema, como a "Variety".
Com o recente relançamento de "Guerra nas Estrelas", em comemoração ao seu 20º aniversário, o filme de George Lucas passou para a primeira posição, tomando o lugar antes ocupado por "ET, o Extraterrestre".
Vários títulos do novo pacote de filmes da Globo já foram exibidos na TV paga, como "Forrest Gump - O Contador de Histórias", estrelado por Tom Hanks, "Entrevista com o Vampiro", com Tom Cruise e Brad Pitt, e "O Especialista", com Sharon Stone e Sylvester Stallone no elenco.
O primeiro foi apresentado no canal de filmes Telecine (Net/Multicanal) e os outros dois passaram no HBO (exclusivo da TVA). Normalmente, as distribuidoras dos filmes só autorizam a exibição em emissoras abertas depois da passagem pela TV paga.
A trajetória de um título por todos os veículos leva, em média, dois anos -variando de acordo com o distribuidor. Depois da temporada nos cinemas, as produções saem em vídeo, mais tarde são liberadas para a TV paga e, por último, entram em rede aberta.
O único título que já tem data para ir ao ar é "Um Tira da Pesada 3", que a Globo apresenta nesta segunda-feira na sessão "Tela Quente", às 21h40. Dessa vez, o policial Alex Foley tenta desbaratar uma quadrilha que faz negócios ilícitos usando um parque de diversões como fachada.
Os demais títulos serão apresentados ao longo de 97 -sendo que a emissora costuma guardar os mais badalados para a programação de final de ano.
Entre os filmes que a Globo promete exibir estão "Maverick", "Velocidade Máxima", "Perigo Real e Imediato", "O Alvo", "O Especialista", "Epidemia", "Riquinho", "O Grande Assalto", "A Firma", "O Cliente", "Um Sonho de Liberdade", "Assédio Sexual", "Em Nome do Pai" e o brasileiro "O Quatrilho".
Procurado pela reportagem, da Folha duas vezes durante o expediente de anteontem, o Departamento de Divulgação da emissora não comentou a programação do "Cinema 97".

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Judeus poderão interferir em novela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.