São Paulo, sábado, 29 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã teria elo com bomba de Dharhan

Suspeito saudita está preso no Canadá

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O governo do Canadá anunciou que um homem de nacionalidade saudita detido por sua possível participação num atentado a bomba contra base militar norte-americana tem conexões com o grupo terrorista iraniano Hizbollah.
Se as duas acusações forem confirmadas, se comprovará a tese de que o Irã estava envolvido no atentado de Dharhan (Arábia Saudita) em 25 de junho passado, quando 19 militares americanos morreram e mais de 500 ficaram feridos.
O governo da Arábia Saudita vem defendendo a teoria iraniana há meses. Caso ela se mostre correta, é possível que a administração Clinton resolva retaliar militarmente o Irã, talvez com algum tipo de incursão aérea.
O acusado se chama Hani Abdel Rahim Sayegh, tem 28 anos e vive no Canadá desde agosto passado. Por enquanto, ele não foi indiciado por qualquer crime, e sua detenção é justificada como ação preventiva em defesa da segurança nacional. Ele admite pertencer a um movimento xiita de oposição ao governo da Arábia Saudita, mas nega pertencer ao Hizbollah.
(CELS)

Texto Anterior: "Bibi" exige que Arafat controle terror
Próximo Texto: Japão está pessimista sobre fim da crise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.