São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remédio trata bexiga 'irritada'

JAIRO BOUER
DO ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Homens que têm sintomas exclusivos de "irritação" da bexiga, como urgência em ir ao banheiro, acordar no meio da noite para urinar e capacidade reduzida de reter urina na bexiga, se beneficiam mais do tratamento com remédios.
Para eles, a cirurgia para retirada da próstata pode ter resultados pouco satisfatórios.
Já os homens que têm sintomas mais obstrutivos (pela pressão da próstata sobre a uretra) teriam mais vantagens com a remoção da glândula.
Redução do fluxo (jato fraco), esforço para iniciar a micção, gotejamento final e esvaziamento incompleto da bexiga são os principais sintomas obstrutivos.
Valdemar Ortiz, PHD em urologia pela Unifesp, explica que a cirurgia tem indicação absoluta em pacientes com grandes resíduos na bexiga que passam a sofrer infecções urinárias, sangramentos, retenção urinária ou comprometimento da função dos rins.
Segundo Ortiz, sintomas muito exuberantes também podem exigir que uma cirurgia seja a primeira opção de tratamento.
A escolha da melhor droga para tratar a HPB ainda é bastante empírica. Ortiz diz que, em geral, prefere usar os alfabloqueadores (veja quadro ao lado) para pacientes mais novos. Ele reserva a finasterida para pacientes idosos que têm uma próstata bem aumentada.
O efeito da finasterida é mais demorado. Os alfabloqueadores têm uma ação mais imediata.
(JB)

Texto Anterior: Saiba mais sobre os principais remédios para tratar a próstata
Próximo Texto: Planta 'bloqueia' crescimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.