São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planta 'bloqueia' crescimento

JAIRO BOUER
DO ENVIADO A BARCELONA

Uma nova medicação -derivada do extrato da planta Serenoa repens- chega ao Brasil no segundo semestre e passa a integrar o arsenal de remédios disponíveis para o controle da HPB.
O remédio -que vem sendo vendido há vários anos na Europa- promete resgatar o valor da fitoterapia (uso de plantas para fins medicinais) no tratamento do aumento da próstata.
Trabalhos apresentados há duas semanas durante o 5º Congresso Mediterrâneo de Urologia, em Barcelona, sugerem que a Serenoa repens pode ser tão efetiva quanto a finasterida (uma das drogas mais clássicas para a próstata).
A planta "bloquearia" o crescimento da glândula e, ao contrário da finasterida, não diminuiria os níveis do PSA (substância liberada pela próstata), o que pode evitar erros na avaliação de um eventual câncer no órgão.
Outra pesquisa diz que a Serenoa altera menos a função sexual dos homens do que a finasterida .
Disputa de mercado
O mercado disputado pelos laboratórios que produzem remédios para a próstata é um dos maiores do planeta.
Em Paris, no final de 96, dois grandes laboratórios chegaram a patrocinar um estudo cabeça a cabeça para provar qual era a melhor droga para tratar a HPB.
Srougi adverte quanto às "manobras estatísticas" nos estudos, para tentar provar que um remédio é melhor que outro.
(JB)

Texto Anterior: Remédio trata bexiga 'irritada'
Próximo Texto: Empresário usa remédio há mais de 10 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.