São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostre talento no almoço

DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem acordou disposto a cozinhar e a fazer sucesso com o prato, Wilma Kovesi, dona de uma escola de cozinha, sugere o filé ao molho "béarnaise" de laranja.
Ingredientes: Para a carne: quatro filés mignon redondos, de 250 gramas, amarrados com barbante com quatro fatias finas de bacon; seis colheres de sopa de cascas de laranjas-pêra, sem a parte branca, cortadas em tiras finas ("julienne"); uma colher e meia de chá de pimenta-do-reino preta moída na hora e outra de estragão seco; meia colher de chá de sal para cada filé.
Para o molho: um quarto de xícara de vinagre de estragão, duas colheres de sopa de cebolas roxas picadas, duas colheres de chá de estragão seco, meia xícara de raspa de laranja ralada na hora, três colheres de sopa de suco de laranja, um quarto de colher de chá de pimenta-do-reino branca, sal, três gemas, 200 gramas de manteiga.
Modo de fazer: Deixe a "julienne" das cascas de laranjas em temperatura ambiente por três horas, até ficarem enroladas. Misture três colheres de sopa da "julienne", a pimenta e o estragão. Aperte bem a mistura sobre o filé. Embrulhe em filme e conserve na geladeira.
Retire um pouco do tempero dos filés, junte o sal e doure o filé em fogo alto por dois minutos cada lado. Abaixe o fogo e deixe a carne por 15 minutos.
Molho: Em uma panela, misture vinagre, cebola, estragão, raspa, suco, sal e pimenta. Ferva o líquido até ficar reduzido a aproximadamente duas colheres de sopa. Bata no liquidificador, junte as gemas e bata de novo. Acrescente a manteiga e bata novamente. Sirva como acompanhamento da carne.

Texto Anterior: Homens 'enfrentam' a cozinha na Páscoa
Próximo Texto: Esconda os presentes no ovo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.