São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

44% crêem em adivinho

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

Uma pesquisa feita pela Academia Chinesa de Ciência e Tecnologia mostrou que 44% dos entrevistados acreditam na existência de pessoas que, em sua maioria, "não contam com poderes especiais", mas são "capazes de prever o futuro". Apenas 4,4% afirmaram crer em "adivinhos que têm poderes especiais".
A pesquisa representa a primeira iniciativa para "diagnosticar com profundidade" as opiniões da população chinesa sobre o tema, afirmou Chen Gang, pesquisador da academia chinesa.
A pesquisa indicou ainda que 47% dos entrevistados classificam "previsões sobre o futuro" como "uma forma de bruxaria", enquanto 7,6% acham que desenhar o destino das pessoas conta com "base científica".
Os "adivinhos" foram descritos como "vigaristas" por 22% dos entrevistados. A pesquisa revelou que 33,3% dos consultados definem "poderes sobrenaturais" como "mágica". Segundo a sondagem, 74,7% dos chineses não acreditam que computadores possam ser usados para prever o futuro.
A pesquisa, realizada no final do ano passado, se baseou em questionários enviados a 5 mil pessoas entre 18 e 69 anos. Apenas 51,9% dos selecionados completaram e devolveram o questionário.
(JS)

Texto Anterior: Governo chinês combate superstições
Próximo Texto: Polícia confisca bens na casa de Simpson; Turbulência fere 5 em vôo Bancoc-Hong Kong
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.