São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalho sem estresse

GABRIELA MICHELOTTI

Massagem no local de trabalho ajuda a eliminar a tensão
Engravatados e workaholics já podem perder quinze minutos de seu trabalho para fazer massagem. Em vez de perder tempo, eles estarão combatendo o estresse e aumentando a capacidade de concentração.
É isso o que promete a "chair massage", um método que virou moda nos Estados Unidos e começa agora a chegar a São Paulo. A massagem é baseada em shiatsu e em técnicas especiais para a posição vertical.
"Comecei a ter sessões no trabalho para combater dores no antebraço e aprendi que fico mais relaxada com a massagem", conta a digitadora Renata Casale.
O Instituto Yesod é um dos pioneiros no país a lançar uma massagem que pode ser feita no trabalho.
"A 'chair massage' se concentra na região cervical e nos ombros, diminuindo os efeitos do estresse e melhorando o raciocínio", conta o massagista Celso Miguel Amil, 29.
Nos Estados Unidos, a massagem fez tanto sucesso que grandes empresas, como a Union Bank, a Disneyland e a Health Net, já contratam massagistas por algumas horas por dia. No aeroporto de Houston, além das franquias comuns de cabeleireiro ou farmácia, há uma para fazer massagem nos executivos que esperam seus aviões.
"São trabalhados 95% dos pontos de shiatsu, além dos ombros, nos quais a atividade mental concentra a tensão."
Roseli Cisotto, da associação de massagem oriental Espaço Amor, também faz massagem no trabalho, com outro método. Sua técnica é baseada em do-in e shiatsu, com a incorporação da drenagem linfática, tirada da medicina ocidental.
"A sessão dura de uma hora a uma hora e meia, e fazemos uma reeducação postural e uma melhor distribuição da energia", afirma.

Instituto Yesod: r. Dom Duarte Leopoldo, 436-A, Cambuci, região central. Tel. 278-7512. R$ 60 a hora. Espaço Amor: r. Joaquim Távora, Vila Mariana, região sul, 1.217. Tel. 575-9928. R$ 130 a sessão.

Agradecimentos: Beneduci, Ricardo Almeida, Meca Casagrande

Texto Anterior: Ela é romântica
Próximo Texto: Bariloche esporte total
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.