São Paulo, domingo, 30 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assessora de "ex"

MAURICIO STYCER

Cristina Moreira é especializada em cuidar da imagem das ex-mulheres de famosos
Assessora da modelo Adriane Galisteu (a última namorada do piloto Ayrton Senna) "quando ela ainda não tinha celular nem nada", a publicitária Cristina Moreira se tornou uma referência para uma série de mulheres cujo maior patrimônio é o nome de seus ex-maridos ou ex-namorados.
Cristina hoje cuida da imagem e dos contratos de Valéria Zoppello (a última namorada de Dinho, dos Mamonas Assassinas), de Mônica Santoro (ex-mulher do jogador Romário) e de Gigi Monteiro (ex-namorada do empresário Chiquinho Scarpa).
O que faz exatamente Cristina Moreira? "É assessoria de imprensa? É também. É assessoria de imagem? É também. É empresária? É também. É personal manager? Acho besta", diz.
Alguns exemplos do que fez:
1. Quando Adriane Galisteu começou a namorar Senna, Cristina instruiu a moça a perguntar ao piloto o que deveria dizer sobre o namoro nas entrevistas. Sobre sexo, Cristina ensinou a resposta que Adriane passou a repetir: "Isso é uma coisa que só interessa a nós dois".
2. Quando começou a trabalhar para Valéria Zoppello, a modelo explorava muito a imagem de menininha. Cristina optou por explorar a imagem de esportista, já que a modelo luta caratê e pilota kart. "Você passa uma imagem para a imprensa que as pessoas começam a reconhecer, e aí começam a pintar os contratos publicitários", ensina.
Fiel à imagem que está construindo, Valéria recentemente abriu mão de aparecer num anúncio de bebida alcoólica.
3. Com Mônica Santoro, a primeira medida foi convencer a ex-mulher de Romário que ela deveria desistir da malsucedida carreira de modelo. "O caminho estava errado. Ela não é modelo. Pode até fazer um desfile, mas não como 'a modelo Mônica Santoro' e sim como 'a Mônica Santoro'. Aí surgiu o livro", conta.
O livro, que a própria Cristina está escrevendo, a partir de fitas gravadas por Mônica, vai contar a história do relacionamento da moça com Romário. "Quando eles se conheceram, Romário não era ninguém", diz Cristina. As memórias de Mônica visam os mercados da Espanha, Holanda, Itália e Brasil.
4. Quando terminou seu namoro com Chiquinho Scarpa, Gigi Monteiro procurou Cristina, com quem teve o seguinte diálogo: "Preciso de dinheiro", ela disse. "Você dança? Sapateia? Quer posar nua?", perguntou Cristina. Como Gigi respondeu "sim" somente à terceira pergunta, a assessora partiu para o ataque. "Era uma questão de negociar. Fiz um leilão entre 'Playboy' e 'Sexy'. A 'Sexy' levou", conta.
Cristina não aceita qualquer encomenda. Outro dia, uma modelo telefonou, tentando contratar os seus serviços. Cristina quis saber do currículo da moça: "Tive um caso com Renato Gaúcho", ela disse. "Quem não teve?", perguntou Cristina, no ato, antes de recusar o caso.
Cristina reconhece que há, no mundo, milhares de mulheres tão ou mais talentosas que as suas clientes, mas que não tiveram a sorte de ter a exposição pública das Adrianes, Valérias e Mônicas.
Mas isso não é suficiente para o sucesso, adverte: "Adriane fez 'Playboy' porque ela era ex do Ayrton, mas também porque ela tem um puta corpo. Se fosse um tribufu, não ia rolar".
Depois de dois anos de serviços, Cristina não trabalha mais para Adriane. A assessora diz que as duas continuam amigas. Mas, se ainda fosse assessora da modelo, Cristina não teria deixado a ex de Senna atuar em "Xica da Silva".
"Acho que antes ela devia ter feito um curso de teatro. Adriane entrou muda e saiu pelada da novela. Não chegou a pegar mal, mas se ela não fizer um curso, vai ficar derrapando. Tem que se aprimorar", diz.
Como qualquer publicitário, Cristina ganha 20% do que as suas contratadas faturam. Aos 38 anos, afirma que não está rica, mas vive bem. "Tenho tudo que quero".
Na tentativa de resumir o que faz, Cristina diz: "A exploração da imagem do ex é uma realidade. As pessoas têm curiosidade de conhecer. Eu apenas ajudo-as a negociar melhor".

Texto Anterior: Absurdos na cama
Próximo Texto: As novas bonequinhas de luxo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.