São Paulo, sexta-feira, 4 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão da ONU pede fim da Polícia Militar

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime (Ilanud) encaminhou ontem ao Ministério da Justiça pedido para a formação de um grupo de estudo que proponha emenda constitucional para desmilitarizar a polícia brasileira.
Para o secretário-executivo do instituto, Oscar Vilhena Vieira, a PM cometeria irregularidades em todo o país. "O caso de Diadema não é um fato isolado. A polícia precisa se adequar ao Estado democrático de direito", disse.
A proposta do Ilanud é substituir a PM por uma polícia uniformizada. "Mas com os princípios da sociedade civil, e não os de guerra, militares", afirmou Vieira.
"Ninguém quer acabar com a polícia, e claro que deve haver um grupo de elite para as situações de risco. Mas é preciso mudar o espírito que informa o policial, desmilitarizar a polícia", acrescentou.
O instituto também propõe que os crimes contra os direitos humanos sejam julgados pela Justiça federal e pede a aprovação do projeto de lei original do deputado federal Hélio Bicudo (PT-SP), que transfere da Justiça Militar para a comum o julgamento dos crimes praticados por militares em atividade de policiamento.
(MT)

Texto Anterior: Vice do STF defende unificação de polícias
Próximo Texto: Presos PMs acusados de matar comerciante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.