São Paulo, sexta-feira, 4 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aids ultrapassa barreira dos 100 mil infectados no país

Segundo o governo, casos de subnotificação estão diminuindo

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Até 1º de março último, foram registrados 103,2 mil casos de Aids no país, embora o Ministério da Saúde calcule que haja pelo menos 140 mil doentes.
Até novembro do ano passado, tinham sido notificados 94,9 mil casos. A diferença entre o número de casos notificados e o número real de doentes é fruto da lentidão de alguns Estados em passar os dados para o governo federal e do receio que alguns portadores do vírus ainda têm de comunicar que estão doentes à rede pública de saúde.
"A subnotificação está caindo, mas acreditamos que 30% dos casos ainda não sejam reportados", afirmou Pedro Chequer, coordenador do Programa Nacional de DST/Aids.
Houve um crescimento de notificações muito grande no último trimestre -9.709 novos casos. Segundo Chequer, o aumento não significa que tenha havido explosão da doença e sim queda na subnotificação.
"Como a rede pública passou a distribuir gratuitamente o coquetel usado para combater a doença, muita gente que escondia ser portador da Aids resolveu aparecer", afirma Chequer.
Mulheres
Entre as crianças doentes (3.312), 75% adquiriram o vírus de suas mães. Para reduzir esse número, o Ministério da Saúde está distribuindo AZT às maternidades. "Se as gestantes com HIV tomarem AZT na gravidez, as chances de o bebê ser infectado são reduzidas em dois terços", diz Chequer.
(DF)

Texto Anterior: Médico diz ter perdido 90% dos clientes devido à falsa denúncia
Próximo Texto: Ministério lança livro sobre parques nacionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.