São Paulo, sexta-feira, 4 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso leva cultura italiana para cozinha

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A escola Spazio Italiano, normalmente dedicada ao ensino da língua e da cultura italianas, inicia no próximo dia 9, quarta-feira, um curso diferente.
Durante quatro quartas-feiras, a professora Angela Mela vai ensinar como fazer quatro pratos típicos da gastronomia italiana, um de cada região, um por noite.
"O objetivo é desenvolver um conhecimento da cultura gastronômica italiana. E a confecção dos pratos virá acompanhada de aulas de língua e cultura, em que serão estudadas características de cada uma das regiões", disse Mela.
O curso vai ensinar a fazer "lasagne verdi al pesto" (prato típico de Gênova e de toda a região da Ligúria), "gnocchi alla sorrentina" (Nápoles; Campanha), "risotto alla milanese con funghi" (Milão; Lombardia), "bucatini alla matriciana" (Roma; Lácio), respectivamente.
"Vamos estudar os ingredientes locais, o turismo e um pouco da história local", disse a professora.
A cozinha de cada região tem suas próprias especificidades. A da Ligúria, por exemplo, é baseada em manjericão, azeite e alho, os três ingredientes do molho pesto. Um ponto em comum a quase todas as regiões são os pratos com peixe, já que o mar é uma constante em quase todo o país.
A idéia do curso surgiu no final do ano passado, como uma saída para superar o cansaço dos alunos, comum nessa época.
"Dei uma aula enquanto preparava 'bucatini alla matriciana' e foi um sucesso", disse.
Mela, 29, nunca fez cursos de gastronomia. Aprendeu a cozinhar com as avós, que são da região da Ligúria. Sua biografia é insólita. Nasceu no Rio de Janeiro, mas retornou à Itália, com os país, aos 3 anos de idade. Voltou ao Brasil há três anos, já casada, com um ítalo-brasileiro.
Sua região gastronômica preferida é a Ligúria, de onde vem sua família. "Morei em diversas cidades e gosto também da cozinha napolitana e, agora, da brasileira, que é muito criativa", disse.
Mela vai informar também onde encontrar os ingredientes. Quando eles não forem disponíveis no país, indicará um substituto. Os pinolis, por exemplo, usados no molho ao pesto, podem ser substituídos por nozes. Depois da aula, os alunos degustarão os pratos.
As aulas serão em italiano, com alguma explicação em português, para quem achar que italiano na cozinha é grego.

Curso: Cozinha Regional Italiana
Professora: Angela Mela
Quando: dias 9, 16, 23 e 30, das 19h30 às 21h30
Onde: Spazio Italiano (al. Campinas, 1.063, tel. 011/885-8814, Jardins)
Preço: R$ 100 (as quatro aulas)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Uma receita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.