São Paulo, sexta-feira, 4 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schubert é celebrado em programa gratuito

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O bicentenário do nascimento de Franz Schubert (1797-1828) começa a ser comemorado em São Paulo em grande estilo, com cinco concertos gratuitos no teatro Paulo Eiró, na zona sul.
Estarão se apresentando músicos como o veterano flautista suíço Aurèle Nicolet, 71, e o conjunto austríaco Salzburg Mozart Kammervirtuosen.
A "Schubertíade", como a série foi designada, é patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura e tem o apoio do Instituto Italiano de Cultura e da Sociedade Chopin do Brasil.
Entre os músicos brasileiros, estarão o Trio do Rio (cordas), com Horácio Schaeffer (viola) e Antonio Zorzolla (contrabaixo). No programa, estará o quinteto "A Truta".
Outra peça de câmara bastante conhecida do compositor austríaco, a "Arpeggionne" ("Sonata em lá menor", D. 821), está programada para a récita em que Nicolet se apresentará em companhia da pianista brasileira Rossana Diniz.
Rosana Lamosa (soprano) e Marcelo Bratke (piano), em outro recital, trazem 14 lieder de Schubert. São figuras ascendentes na geração de jovens intérpretes.
Lamosa foi a Violetta na montagem da "Traviata" (Verdi), no ano passado, no Teatro Municipal. Bratke, por sua vez, lançou recentemente um CD com uma leitura bastante madura e original de quatro "Improvisos" de Schubert.
Por fim, no primeiro de seus concertos, já amanhã, a "Schubertíade" traz o pianista italiano Benedetto Lupo, que interpreta três sonatas do compositor bicentenário.

Série: Schubertíade
Onde: teatro Paulo Eiró (av. Adolfo Pinheiro, 765, tel. 011/546-0449)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: "Latifundiários" e Trent Reznor dominam o CD
Próximo Texto: Italiano Benedetto Lupo abre evento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.