São Paulo, sexta-feira, 4 de abril de 1997 |
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Livraria na rede cresce e dá desconto
PATRICIA DECIA
Oficialmente, o motivo de tal expansão é o "foco nas necessidades dos clientes", segundo declaração à Folha, por telefone, do responsável pelo departamento de relações públicas da empresa. Mas a mudança acontece pouco depois de a maior cadeia de livrarias norte-americana, a Barnes & Nobles, anunciar sua entrada na rede de computadores. Por enquanto, a Barnes só vende livros para os assinantes do serviço America Online, nos Estados Unidos. Muito em breve, irá expandir sua "loja" para a Internet, ficando, assim, disponível para consumidores brasileiros. Detalhe: ao entrar na rede, a Barnes passou a vender os títulos com descontos entre 20% e 30%. A cadeia é responsável pelo conceito de megalivrarias nos EUA, que oferecem infra-estrutura mais do que suficiente para conquistar clientes. Suas lojas, em geral, têm vários andares, seções intermináveis, café e muitas poltronas para quem quiser ler no local. O trunfo da Amazon é exatamente o oposto. Dedicada exclusivamente a atender clientes on line, a empresa não precisa arcar com os custos de uma rede de lojas. Com pouco menos de dois anos de existência, a Amazon é um negócio que cresceu vertiginosamente. A empresa foi criada por Jeff Bezos, 33, um ex-funcionário de Wall Street, que abandonou o emprego para montar um negócio próprio. Ele iniciou então a livraria virtual, na cidade de Seattle (Washington). Qualquer pessoa conectada à Internet pode comprar, em qualquer parte do mundo, pagando com cartão de crédito (leia texto abaixo). Agora, a Amazon também vai colocar ações no mercado, abrindo seu capital. Descontos A Amazon elaborou várias listas para oferecer seus descontos. Há a "Amazon.com 500", onde 500 títulos tiveram seus preços rebaixados em 40%. Outros 50 livros de ficção científica, mais 50 de mistério, 50 de literatura e 50 sobre computadores também sofreram o mesmo desconto. Uma série de dicionários, enciclopédias e afins estão custando menos 30% -e em alguns casos 40%- do que o usual. Os mesmos percentuais foram aplicados aos títulos que ganham resenhas no "New York Times Book Review", suplemento literário do "The New York Times" e um dos mais prestigiosos do mundo. Recomendação Além disso, a Amazon oferece serviços de recomendação de livros e notificações de lançamentos que possam interessar ao usuário, por meio do Eyes. No site, há ainda, periodicamente, conversas com escritores, entrevistas feitas pelo computador e trechos de obras de grande destaque. Na última semana, era possível ler os dois primeiros capítulos de "The Partner", o mais novo lançamento do autor de best sellers John Grisham. Texto Anterior: Dificuldade não estimula pianista José Cocarelli Próximo Texto: Alguns dos livros recomendados pela Amazon Índice |
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