São Paulo, sexta-feira, 4 de abril de 1997
Texto Anterior | Índice

Autora alterna o retrato e o fotojornalismo

ESPECIAL PARA A FOLHA

A norte-americana Jill Krementz, autora de "The Writer's Desk", é uma das mais importantes retratistas de grandes escritores deste século.
Casada com o escritor Kurt Vonnegut (autor do clássico "Matadouro Cinco"), que também aparece em "The Writer's Desk", Jill Krementz já fotografou mais de 1.500 escritores de todo o mundo.
Divide seu tempo entre os retratos de personalidades literárias e o fotojornalismo.
Realizou também livros de ensaio fotográfico para crianças, reunidos nas séries "The Very Young" e "How It Feels".
Atualmente, Jill Krementz vive parte do tempo em Nova York e parte na cidade de Sagaponack (Estado de Nova York), com Vonnegut e a filha do casal, Lily.
Para a realização de "The Writer's Desk", a autora selecionou fotos que havia tirado ao longo dos últimos 30 anos e acrescentou outras recentes (de 1995 e 96), feitas especialmente para o livro.
Os depoimentos que acompanham as fotos foram, em alguns casos, colhidos pela própria fotógrafa, mas a maioria deles provém de entrevistas publicadas pela célebre revista "The Paris Review", que durante décadas manteve a série "Writers at Work", que ouviu os maiores escritores do século.
John Updike, que faz o prefácio do livro, foi fotografado por Jill Krementz em 39 ocasiões diferentes desde o ano de 1967, segundo a autora.
"Foi muito reconfortante descobrir que há escrivaninhas mais bagunçadas que a minha", escreve Krementz em seu posfácio.

Livro: The Writer's Desk
Autora: Jill Krementz
Preço: US$ 35 (112 páginas)
Encomendas: livraria Cultura (tel. 011/285-4033). Pela Internet: http://www.wordsworth.com ou http://www.amazon.com

Texto Anterior: Livro mostra a "oficina" do escritor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.