São Paulo, sábado, 5 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motim na Colômbia deixa quatro mortos

Ex-guerrilheiro lidera amotinados

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Detentos rebelados no presídio de Vallepadur (640 km ao norte de Bogotá, a capital da Colômbia) mataram quatro pessoas e mantêm, desde anteontem, 16 reféns.
O presídio foi tomado na quinta-feira, mas apenas ontem os corpos de um policial e três carcereiros foram entregues a representantes da Cruz Vermelha. Eles foram mortos durante a tomada do presídio.
Os amotinados, comandados por Omar Enrique Lozano, ex-guerrilheiro do Exército de Libertação Nacional, exigem helicópteros, coletes a prova de balas, pára-quedas, telefone celular e querem que os reféns os acompanhem na fuga.
Ao menos um dos detentos, outro ex-guerrilheiro não identificado, pediu asilo político a Cuba.
É a segunda rebelião em menos de dois meses na prisão de Vallepadur, que tem capacidade para 120 prisioneiros, mas abriga 587.
A Colômbia enfrenta uma grave crise de superpopulação carcerária. No país há cerca de 40 mil presos abrigados em presídios com capacidade total de 28 mil.

Texto Anterior: Argentina pede a Suíça e Espanha que apurem desvio de arquivos
Próximo Texto: Traficante financiou Clinton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.