São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veículo licenciado em SP terá de usar selo

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os proprietários de veículos licenciados no Estado de São Paulo terão de usar, obrigatoriamente, um selo colado internamente no vidro dianteiro (pára-brisa).
Essa obrigatoriedade começa a partir de 1º de maio para os veículos de placa final 1, cujo licenciamento está sendo realizado neste mês. A partir de junho o selo será obrigatório também para os de final 2, que serão licenciados em maio, e assim por diante (ver calendário de licenciamento à direita). Nas motos, carretas, reboques e outros o selo será colado no lado direito da placa.
O selo, que será colado pelo proprietário (ver instruções na página seguinte), vai comprovar que o veículo está licenciado e que o seguro obrigatório de 97 foi pago.
Quem não tiver o selo e for apanhado pela fiscalização de trânsito pagará multa de R$ 109,30, quase três vezes o valor do seguro obrigatório (R$ 37,66).
A obrigatoriedade de uso do selo foi estabelecida pela portaria nº 313, do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), publicada no "Diário Oficial" de 27 de março.
O objetivo é fazer com que todos os proprietários paguem o seguro obrigatório. É que até 1996 o dono do veículo fazia o licenciamento e depois pagava o seguro.
Mas a inadimplência era grande. Cerca de 30% dos proprietários não pagavam o seguro, que garante cobertura nos casos de morte acidental, invalidez por acidente e despesas médicas e hospitalares de terceiros.
Para acabar com esse problema, e evitar mais prejuízos, a Fenaseg (a federação das seguradoras) fez um acordo com a Fazenda estadual e o Detran para que o licenciamento seja feito somente se o seguro estiver pago.
Pagamento antecipado Com o acordo, a partir deste ano o processo muda. O seguro obrigatório terá de ser pago antes do licenciamento. Muitos já pagaram o seguro junto com o IPVA no início do ano. Quem não pagou, pode fazê-lo até o último dia do mês de licenciamento. Sem o seguro pago o Detran não faz o licenciamento.
O selo é gratuito e será fornecido pelo posto do Detran, na capital paulista, que fizer o licenciamento (ver relação de endereços à direita). Nas cidades do interior o selo será fornecido pelas Ciretrans -circunscrições regionais, espécies de filiais do Detran-, onde o licenciamento é feito.
O selo criado pelo Detran paulista lembra, em parte, a sistemática de plaquinhas que vigorou até os anos 80. A cada ano, quando fazia o licenciamento, o dono do carro recebia a plaquinha para ser afixada junto à placa traseira. Ela indicava que o veículo estava legalmente licenciado.
Além do selo que será colado no vidro, outro menor será colado pelo funcionário da unidade de trânsito no verso do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório pelo proprietário.
O selo será colado no campo destinado à autenticação mecânica do seguro obrigatório. Ele terá a mesma numeração daquele que será colado no vidro ou na placa traseira (motos etc.).
No caso de destruição, perda, furto, roubo ou qualquer outra forma de dano o proprietário do carro poderá pedir um selo para substituição. Para isso, terá de comprovar que o licenciamento anual já havia sido feito.

Texto Anterior: Empregos ligados à produção escasseiam
Próximo Texto: Anote a relação de documentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.