São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Tenho 18 anos e vou completar o segundo grau neste final de ano. Como pretendo fazer uma faculdade, gostaria de saber qual é o campo de trabalho para um profissional de oceanografia. Em que tipo de empresa ele atua?"
Ana Carolina Martina (São José dos Campos, SP)
Resposta
Esclarece o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola):
A característica básica da profissão do oceanógrafo é o estudo e a análise dos assuntos relativos aos mares e oceanos em seus aspectos físicos, químicos e biológicos.
Ele interpreta os fenômenos que ocorrem e sua interação com os continentes e a atmosfera.
O profissional atua em universidades, centros de pesquisas, fundações ligadas ao meio ambiente, empresas voltadas para a aquicultura, empresas de captura e processamento da pesca e exploração de minerais marinhos.
O oceanógrafo estuda o comportamento dos mares e oceanos e ambientes em transição sob os aspectos físicos, químicos, geológicos e biológicos, visando a utilização racional dos recursos.
Estuda ainda fenômenos físicos que ocorrem nos oceanos, como correntes, temperatura dos vários níveis, deslocamento de massas de água, densidade, pressão, transparência, entre outros.
Outra tarefa do profissional é prevenir a poluição marinha e estudar a fauna e flora marinha.

Cartas devem ser enviadas para caderno Empregos - Seção de Cartas, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01290-900, ou por meio do e-mail empregos@uol.com.br. As cartas serão respondidas somente nesta seção.

Texto Anterior: Bicos marcaram início de Sergio Mamberti
Próximo Texto: Comércio abre 517 vagas neste mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.