São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deleite-se

DEBORAH GIANNINI

Como escolher o leite certo para seu corpo
Para quem quer crescer, não quer engordar, precisa de açúcar ou tem falta de ferro. Hoje, há leites para atender todas as necessidades e frescuras.
Além do integral, desnatado e em pó -velhos conhecidos-, foram lançados os "light", enriquecidos com vitaminas e ferro e com lactose reduzida.
Normalmente, o leite contém lactose (um tipo de açúcar), proteínas, gordura, sais minerais, vitamina A e D e vitaminas do complexo B.
Integral: indicado para crianças, porque é rico em proteína (responsável pela síntese de tecidos) e em cálcio (importante na formação dos ossos).
Desnatado: indicado para quem tenta emagrecer ou tem problemas cardíacos porque tem menos gordura que os integrais (cerca de 1% para 3,7%). Mas oferece menos vitaminas -as vitaminas A e D são lipossolúveis (só agem na presença de gordura).
Semidesnatado: para quem luta contra o peso, mas acha o desnatado muito "aguado". Tem um pouco mais de gordura, o que lhe dá mais sabor.
Em pó: contém os mesmos componentes do leite, só que de forma concentrada. Atua como o integral, mas é mais prático.
Light com vitaminas: Boa opção. Apesar de não ter gordura, tem adição extra de vitaminas A e E, que são boas para retardar o envelhecimento da pele e para a visão.
Enriquecido com vitaminas e ferro: Dois copos desse leite por dia supre as necessidades diárias de ferro de um adulto (1 mg). É indicado para quem sofre de anemia. Não engorda mais do que o integral.
Lactose reduzida: para quem tem intolerância à lactose. Nele, a lactose foi desdobrada em outros dois açúcares, que garantem a digestão sem problemas.

Consultoria: Anna Beatriz Guimarães Oliva (nutricionista)

Texto Anterior: Supra-sumo na pele
Próximo Texto: Suor debaixo d'água
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.