São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A pátria da vodka

Não é só a sopa Borscht que tem sua maternidade disputada entre Rússia e Polônia. A vodka, bebida nacional de russos e poloneses, também é objeto de discussão entre os países.
A briga tem início por volta do século 14. Inicialmente chamada de "zhizenennia" ("água da vida" em russo) ou "gorzalka" ("queimada" em polonês), essa bebida destilada de cor, aroma e sabor neutros, só veio a ser chamada de "vodka" a partir do século 16.
Com graduação alcoólica entre 40% e 45%, geralmente produzida a partir de cereais ou batatas, a vodka possui outra coincidência em relação à sopa borscht: na Turquia, ela é feita de beterraba.
Para evitar mais polêmicas, escolhemos uma vodka russa, a Stolichnaya Cristall (à base de cereais), e uma vodka polonesa, a Luksusowa (à base de batatas).

ONDE ENCONTRAR - Luksusowa: distribuído pela importadora Gómez Carrera (tel. 279-1488). R$ 10,90. Stolichnaya: distribuído pela importadora Plodimex do Brasil (tel. 820-5405). R$ 14,90. Ambas podem ser encontradas na Mercantil Zero (r. dos Pinheiros, 1.182, Pinheiros, tel. 813-2929).

Texto Anterior: Beterraba à moda russa
Próximo Texto: A ponte do rio Kwai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.