São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997
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Corredor deve ter habilitação específica

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para participar de corridas em autódromo, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) exige que os participantes tenham habilitação específica, que pode ser obtida em cursos de pilotagem.
Os três cursos consultados pela Folha são ministrados no autódromo José Carlos Pacce, em Interlagos, zona sul de São Paulo. Todos são homologados pela CBA.
O aluno sai como piloto B, apto a competir em qualquer categoria, exceto a Fórmula 3 e as superiores, que exigem habilitação A.
A Escola Interlagos de Pilotagem recebe 15 pilotos por mês. "Nosso objetivo é formar pilotos profissionais", diz o instrutor Marcelo Marques de Oliveira, 34.
O carro usado é um Gol 1.6 equipado com santantônio (proteção contra capotamento), cinto de segurança de quatro pontos, bancos de competição e pneus largos.
No Curso de Pilotagem Marazzi, o aluno aprende em um Opala com motor 4.1.
Gabriel Marazzi, 37, dono e instrutor da escola, diz que os seus alunos saem prontos para acelerar nas pistas. Em 30 anos de atividade, formou mais de 8.000 alunos.
A Alpie Racing School oferece cursos a bordo de um Fórmula (monoposto de competição, semelhante a um F-1).
A escola lançou o Alpie Racing Series, curso que ensina técnicas de kart e de Fórmula. O preço é de R$ 3.010.
Equipes de aluguel
Com o curso feito, a maneira mais fácil de chegar às pistas é alugar uma equipe. Assim, não é preciso comprar um carro para transformá-lo para as corridas.
A equipe dá o carro preparado, além do suporte técnico e trabalhos de boxe nos treinos e corridas.
O preço do aluguel varia conforme a categoria. Na Fórmula Alpie, por exemplo, sai R$ 2.500 por prova. Na Uno, sobe para R$ 5.500 por mês. Qualquer batida ou quebra sai por conta do piloto ou patrocinador.

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