São Paulo, terça-feira, 8 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS CITADOS

Charles-Louis de Secondat Montesquieu (1689-1775) - filósofo francês, definiu boa parte da teoria política moderna com sua obra "O Espírito das Leis". Uma de suas maiores contribuições foi a proposição da divisão dos Poderes em Judiciário, Legislativo e Executivo. Delineou também as formas de governo.

"Quem leu Montesquieu, que eu tive a obrigação de traduzir, sabe"
FHC, falando sobre formas de pensamento modernas

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) - filósofo alemão, consolidou o conceito de que a história se faz com sínteses de elementos contrários. Com "Ciência da Lógica", influenciou praticamente todas as formas de pensamento modernas. Marxismo, existencialismo e positivismo são desenvolvimentos e análises sobre o modelo hegeliano.

"Vamos falar hegelianamente, se me permitem o esnobismo, é o universal concreto"
FHC, discutindo o papel das comunicações no mundo atual

Karl Marx (1818-1883) - filósofo alemão, mapeou a produção do ser humano em "O Capital" e formou conceitos que foram a base do socialismo e do comunismo -etapas que seriam posteriores ao capitalismo. Mesmo com o socialismo real derrotado, sua análise do desenvolvimento econômico é referência até hoje para teóricos.

"Isso tudo está no capítulo 'Da Manufatura à Grande Indústria', de Marx"
FHC ontem, ao comentar os modos de produção

Texto Anterior: Economia cria 'inempregáveis', diz FHC
Próximo Texto: Cepal adapta discurso aos anos 90
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.