São Paulo, terça-feira, 8 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multiplic considera 'combinação' provável

DANIEL BRAMATTI; CARI RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-presidente do Banco Multiplic Antônio José de Almeida Carneiro disse ontem que "é provável" que os títulos de Estados e municípios tenham sido negociados com base em uma "combinação" das empresas envolvidas.
Ele negou, porém, qualquer envolvimento do Multiplic, apesar de o banco ter atuado como comprador final de um lote de 100 mil títulos de Santa Catarina. A negociação permitiu que intermediários tivessem um lucro de R$ 9,72 milhões em questão de horas.
"Eu não tinha conhecimento dessa cadeia de títulos. Olhando hoje, considero provável que esse dinheiro tenha sido fruto de uma combinação, em que o lucro já estava determinado", disse ele.
A declaração foi uma resposta às ironias do senador Vilson Kleinubing (PFL-SC), que citou o lucro obtido pela IBF Factoring, uma das intermediárias.
"O Ibraim Borges Filho (dono da IBF e "laranja" confesso) é mais inteligente que todos os senhores. Ele lucrou R$ 6 milhões em uma hora", disse Kleinubing.
Apesar das ironias, o senador demonstrou ter acreditado na versão apresentada pelo banqueiro. "Tenho convicção de que a cadeia da felicidade das corretoras não foi montada pelo último comprador", afirmou.
Santa Catarina
O ex-presidente do Multiplic, que comandava o banco na época das operações, procurou explicar por que razão não participou do leilão dos títulos de Santa Catarina, em vez de comprar os papéis de intermediários.
"O leilão foi anunciado no dia 21 (de outubro) para receber propostas até o dia 22. Não houve tempo suficiente nem divulgação adequada", afirmou.
A linha de defesa adotada pelo Multiplic foi a mesma dos demais tomadores finais, como o Bradesco e os fundos de pensão.
Os dirigentes das instituições declararam ignorar a existência da cadeia de corretoras que comercializaram os títulos, elevando seu valor artificialmente. Todos também negaram ter feito maus negócios, apesar dos preços finais.
(DANIEL BRAMATTI e CARI RODRIGUES)

Texto Anterior: Banco propôs negócio a PE
Próximo Texto: Depoimento do presidente do Bradesco racha a CPI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.