São Paulo, terça-feira, 8 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milão reafirma fama de 'terra do design'

MARIA HELENA ESTRADA
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE MILÃO

A cidade italiana de Milão reafirma sua fama de "capital do design", com a realização, de amanhã a 14 de abril, de quatro importantes feiras de mobiliário e objetos.
Compondo as mostras, estão o Salão do Móvel, que neste ano tem sua edição internacional, a EIMU, Feira Internacional de Escritórios, o Salone del Complemento d'Arredo, com objetos de decoração e utilitários, e a Eurocucina, Feira Européia de Móveis de Cozinha.
No setor moveleiro, as feiras européias mais importantes são as de Colônia, na Alemanha, e as realizadas em Milão.
Se a Koln Messe atrai um público maior, seja no número de expositores ou visitantes, Milão direciona seu "marketing" para a qualidade do design e, no caso dos escritórios, acentua seu caráter único.
Para o visitante, o caos estará instalado em 1997, com a reunião de 4 feiras em uma única área.
Tentar ver todos os produtos apresentados e assistir aos seminários e congressos será tarefa quase impossível, caso não se faça uma programação prévia.
No total, são 1.800 empresas, numa área global de 400 mil m2, sendo 170 mil m2 de área expositiva. O Salão do Móvel reunirá 1.350 expositores, sendo 130 as empresas de outros países.
A EIMU terá a presença de cerca de 200 empresas, e mais outras 200 completarão o quadro.
Energia
Paralela à atividade comercial, Milão apresenta ainda sua vertente cultural, com duas grandes exposições, que têm por tema os arquitetos e designers Gi• Ponti e Vico Magistretti.
Mas, se você vai visitar a feira, não gaste toda sua energia durante o dia, porque a cada noite serão dez ou mais as grandes exposições "fora Salão" que será necessário visitar para se ter certeza de estar por dentro do que acontece no design internacional.
A cada ano aumenta o número de empresas e designers que ocupam as diversas galerias de Milão durante o Salão do Móvel.
Só em 1997, serão 117 as exposições paralelas.
Hoje, os destaques das feiras paralelas são: "Cappellini", na Via Montenapoleone 27 -considerado um ótimo evento, "Sawaya & Moroni", na Via Manzoni 11, e a mostra na Design Gallery, na Via Manzoni 46, entre outros.
Há mostras abertas todos os dias, como a "Baleri", na Via Cavalloti 8, a "Cassina", na Via Durini 18, a "De Padova", no Corso Vanezia 14, com móveis de Magistretti e ambientação de Achille Castiglioni, a "Opos", na Via Cantoni 3, que apresenta designers de menos de 35 anos, e a "Zeus", na Via San Gottardo 21.

Texto Anterior: 'Wyatt Earp' revisto
Próximo Texto: Saiba onde se localizam as exposições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.