São Paulo, terça-feira, 8 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba onde se localizam as exposições

MARIA HELENA ESTRADA
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE MILÃO

Os pavilhões 11 e 12 serão ocupados pela Eurocucina, enquanto os objetos estarão nos pavilhões 2, 3 e 25.
A EIMU, Feira Internacional de Escritórios, se localizará nos pavilhões 9, 10, e no primeiro andar dos pavilhões 25 e 26.
Os móveis "clássicos" para residência estarão nos pavilhões 5, 6, 76, 8, 25 e 26. Mas o design, componente nitidamente italiano, estará no pavilhão 20.
No lugar, podem ser encontradas a Zanotta, Kartell, Bernini, Flou, Interflex, Moroso, Zerodisegno. B&B e Molteni poderão ser vistas no pavilhão 4, na Sala dos Desfiles, com dois enormes estandes.
A EIMU, a cada edição, além de expor o mobiliário para escritórios, organiza um importante evento, o "Office Design Competition", concurso para projetistas com menos de 35 anos.
A prova possui uma temática específica, sempre direcionada para pesquisas e soluções de vanguarda.
Não é possível arriscar julgamentos ou definir tendências sem uma visão global de cada feira. No entanto, pode-se perceber com muita clareza que a discussão no terreno do mobiliário se deslocou da casa para o escritório.
A pesquisa no design para a casa é hoje centrada em aspectos econômicos, como a discussão em torno de uma tecnologia capaz de garantir a produção de grandes séries a custo reduzido.
Não existe mais, por parte das empresas, a possibilidade de investir em pesquisas formais ou conceituais e, assim, o design para a casa perdeu seu caráter experimental e altamente inovador.
No campo dos escritórios, no entanto, a preocupação é conceitual, centrada em temas como as mudanças no cenário dos locais de trabalho, geradas sobretudo pela evolução da informática, pelo aparecimento de uma nova necessidade tipológica, que atenda ao "home office", pelas exigências da ergonomia e da ecologia ambiental. Assim, o centro de interesse para quem vê o design como um terreno fértil para discussões em torno do homem e da vida, e a sua forma de estar no mundo, se deslocou do mobiliário para a casa e se concentra, hoje, no universo dos escritórios.
(MHE)

Texto Anterior: Milão reafirma fama de 'terra do design'
Próximo Texto: Soprano faz primeiro recital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.