São Paulo, terça-feira, 8 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ramos-Horta exibe vídeo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ativista José Ramos-Horta, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1996 devido à sua atuação na resistência contra a ocupação indonésia em Timor Leste, apresentou ontem à ONU um vídeo com supostas cenas de tortura praticada por soldados.
O vídeo é parte da campanha de Ramos-Horta para conseguir a condenação da Indonésia na Comissão de Diretos Humanos da ONU, em Genebra, Suíça.
A fita contém a reprodução de fotografias em que homens fardados aparecem torturando pessoas.
Segundo fontes de Timor Leste ouvidas pela agência "Reuter", as fotos foram tiradas entre outubro de 1995 e dezembro passado na região de Baucau (cidade no nordeste de Timor Leste).
As cenas mostram torturas com cassetetes, choques elétricos e correntes. Em uma das cenas do vídeo, dois jovens aparecem amarrados a uma árvore, de cabeça para baixo.
A Indonésia ocupou Timor Leste em 1975, quando a região vivia processo de independência em relação a Portugal. O Nobel da Paz foi dividido entre Ramos-Horta e o bispo Carlos Ximenes Belo.

Texto Anterior: Condenação da China cria impasse na UE
Próximo Texto: Peça de jazzista e textos sobre peixe e Aids valem Pulitzer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.