São Paulo, terça-feira, 8 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Condenação da China cria impasse na UE

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A União Européia decidiu ontem pedir na ONU a condenação de nove países por desrespeito aos direitos humanos, mas entrou em impasse quanto à condenação da China.
Indonésia (devido a Timor Leste), Myanma (ex-Birmânia), Colômbia, Chipre, Irã, Iraque, Libéria, Nigéria e Zaire são os casos citados pelos países europeus junto à Comissão de Direitos Humanos da ONU em Genebra, Suíça.
A China não entrou na lista por pressão de França, Alemanha, Itália e Espanha. A Dinamarca disse que vai manter sua postura contra a política chinesa no campo dos direitos humanos mesmo que isso implique a deterioração de relações.
Os representantes dinamarqueses devem pedir a condenação chinesa independentemente da postura européia.
A decisão em relação aos nove países foi tomada ontem, após reunião de dois dias dos 15 chanceleres da União Européia em Noordwijk (pronuncia-se aproximadamente "nôrd-vêik"), Holanda.
A China reagiu imediatamente, dizendo que "se a Dinamarca insiste em levar isso adiante, será a maior perdedora", segundo Shen Guofang, porta-voz da chancelaria.

Texto Anterior: EUA julgam empresa por morte de fumante
Próximo Texto: Ramos-Horta exibe vídeo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.