São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raça faz congresso internacional em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Reunindo criadores de todos os países onde o gado santa gertrudis é criado, o 7º Congresso Internacional da raça será realizado de 24 a 29 deste mês, no parque da Água Branca, em São Paulo.
A Associação Brasileira dos Criadores de Santa Gertrudis, que promove o evento, informa que o país é sede do congresso pela segunda vez. A primeira foi em 1978.
A programação inclui leilão, julgamentos, palestras e dias de campo nas cidades paulistas de Limeira, Jaú e Mairinque.
Segundo João Francisco Bertonelo, gerente da associação, já confirmaram presença 34 criadores da Austrália, 30 dos EUA, 2 do Zimbawe, 6 da África do Sul, 9 da Argentina, 4 do Paraguai e 2 do Uruguai.
"Estamos esperando que criadores do México e de Cuba também confirmem a vinda."
Ele diz que o santa gertrudis é muito conhecido em Cuba. A raça é originária dos EUA, país vizinho e com o qual Cuba não mantém relações.
Evolução
"O congresso sempre foi a melhor oportunidade para se analisar a evolução do gado santa gertrudis no mundo", diz Bertonelo.
Segundo ele, questões como melhoramento genético, expansão territorial da raça e as características para corte desenvolvidas por cada país são os principais assuntos em pauta.
Touros internacionais
Um leilão, dia 27, na boate Limelight, em São Paulo, vai vender 40 animais, entre eles três touros vindo especialmente dos EUA.
Segundo Bertonelo, esses touros concorrerão aos julgamentos antes de irem a negócio.
"Um deles, de propriedade da Tinnew Farms, foi grande campeão da exposição do Mississipi (EUA) em fevereiro último", informa o técnico.
Eles descendem de uma só linhagem, a de Hustler 920, bastante conhecida dos criadores nacionais mas que chega somente agora ao Brasil, diz Bertonelo.
A associação é presidida por Wladimir Alvares de Mello, cuja fazenda Malagueta, de sua propriedade, está localizada no município paulista de Mairinque.

7º CONGRESSO INTERNACIONAL DO GADO SANTA GERTRUDIS - De 24 a 29 de abril, no parque da Água Branca, em São Paulo. Informações na Associação Brasileira dos Criadores de Santa Gertrudis, fone (011) 263-2322.

Texto Anterior: Aumento não deve ser repassado ao consumidor
Próximo Texto: Expozebu espera faturar R$ 8 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.