São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito critica diretor do Bradesco

DA REPORTAGEM LOCAL

Apontado como coordenador de operações com títulos que deram prejuízo de R$ 10,3 milhões aos cofres municipais, o prefeito de São Paulo, Celso Pitta (PPB), chamou de "contraditórias" as declarações da direção do Bradesco sobre a operação com esses títulos ontem na CPI.
"Em um primeiro momento ele diz que não participava dos leilões primários porque não tinha idéia se eram um bom ou mau negócio", disse Pitta, referindo-se ao depoimento do presidente do Bradesco, Lázaro de Mello Brandão.
O Bradesco não quis se manifestar sobre as críticas de Pitta.
Segundo Pitta, depois de dizer que não participou dos leilões primários, Brandão "admite que participa dos leilões secundários". "É uma contradição muito grande e mostra que pelo menos não há consistência nesse depoimento."
Pitta fez as críticas ontem ao inaugurar uma escola na zona leste de São Paulo. Ele voltou a atacar o presidente do banco ao ser indagado sobre comentário de Brandão de que a prefeitura perdera R$ 3 milhões ao vender títulos ao Vetor.
Na pergunta, um repórter disse que Brandão admitiu que seu banco poderia ter comprado diretamente os títulos da prefeitura. "Veja a contradição", disse Pitta.
"Se ele (Brandão) tivesse comprado diretamente da prefeitura, ele deveria ter feito uma oferta para a prefeitura", afirmou. "O fato é que ele não fez essa oferta, não participou dos leilões primários."
Para o prefeito, o Bradesco "achou conveniente participar do mercado secundário, comprando (os títulos) de outra instituição". Segundo Pitta, Brandão afirmou que seu banco teve dificuldades para comprar os títulos.
"Para ele (Brandão) fazer esse tipo de afirmação era necessário que ele tivesse feito uma oferta diretamente à prefeitura. E ele teve muitas oportunidades para isso."
Não é a primeira vez que Pitta e o Bradesco discordam sobre a negociação dos títulos paulistanos. Em entrevista à Folha, o vice-presidente do Bradesco, Ageo Silva, disse ter havido "vícios de origem" na operação com os títulos.

Texto Anterior: CPI já cumpriu meta principal, diz Requião
Próximo Texto: Pitta pagou carro em dinheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.