São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT desiste de ação contra Clube dos 13

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O SBT desistiu de contestar na Justiça a cessão dos direitos de TV do Campeonato Brasileiro às emissoras Globo e Bandeirantes.
A emissora de Silvio Santos comunicou ontem o Clube dos 13 que retirava sua proposta de televisionamento. Com isso, abdica também de tentar anular na Justiça o contrato das TVs vencedoras.
O comunicado acusa de amadorismo o Clube dos 13, a entidade que reúne as maiores equipes do país e que negocia os direitos de TV do Brasileiro. "Aguardando que, algum dia, o futebol brasileiro possa amadurecer, atingindo sua fase adulta, dando tratamento empresarial, como ocorre nos outros países, a todos os produtos dele derivados...", diz o texto ao final.
O processo de concorrência aos direitos de TV começou em novembro. O Clube dos 13 reuniu as principais emissoras do país e anunciou seus pré-requisitos.
Queria propostas exclusivas, não aceitava jogos exibidos para a praça, jogos pela TV aos domingos e jogos às 21h30.
Ao final, a proposta do SBT foi considerada a mais vantajosa. Oferecia cerca de R$ 50 milhões por ano, mais uma série de vantagens.
As propostas da Bandeirantes/TVA e Globo/Globosat ofereciam cerca de R$ 20 milhões anuais e menos benefícios.
Após essa seleção, porém, a Globo e a Bandeirantes tinham o direito, por uma cláusula do contrato anterior, de cobrir a oferta do SBT.
E fizeram isso, em conjunto, alterando o horário e os dias dos jogos pela TV, que passam a ser quinta (às 21h15) e sábado (às 16h).
O SBT ameaçou então contestar na Justiça esse direito de preferência e as alterações feitas na sua proposta. Ontem, desistiu disso.
Especialistas consultados pela Folha nos últimos dias indicavam que a emissora teria poucas chances de vencer uma batalha jurídica.
Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, lamentou o ressentimento do SBT. "Eles fizeram um boa oferta, prestaram um grande serviço ao futebol. É compreensível que não estejam satisfeitos."
Koff afirmou, porém, que o Clube dos 13 não teve outra opção senão acatar o direito de preferência das TVs vencedoras.
(HuSa)

Texto Anterior: Corinthians quer comprovar decolagem
Próximo Texto: Copa dos Campeões abre semifinais hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.