São Paulo, quarta-feira, 9 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafa exibe fotomontagens

EDER CHIODETTO
DA REDAÇÃO

O décimo número da revista "Paparazzi", que chegou recentemente às bancas, traz um curioso panorama da fotografia argentina. A fotógrafa e artista gráfica alemã Grete Stern, 93, que mora em Buenos Aires há 62 anos e está com uma exposição itinerante pelo Brasil, abre a revista com um ensaio de fotomontagens.
Fotografando sempre em preto-e-branco, Stern iniciou sua carreira em publicidade, ainda na Alemanha. Dessa época, são exibidas na mostra fotos de objetos em que se pode ver o controle quase matemático dos contrastes e da luz, que se tornou sua assinatura.
Seus retratos recebem iluminação suave, sem projeção de sombras. Seus retratados, pessoas da sociedade portenha, nunca sorriem.
Stern espera pelo momento em que as pessoas se deslocam da pose fotográfica e emergem em pensamentos fugidios. Essas pessoas foram captadas pela artista quando "abstraíram" de tal forma que se tornaram ausentes diante da câmera. É nesse vácuo existencial que Stern flagrou a si própria no auto-retrato que integra a exposição e o ensaio da revista.
Mas o trabalho mais curioso de Stern é exatamente esse que abre o número atual da "Paparazzi". São fotomontagens que recriam imagens de sonho. Com domínio das artes gráficas e influenciada pela Bauhaus, ela ilustrou a seção "El Psicoanálisis Le Ayudará", da revista "Idilio", entre 1948 e 1951. Considerada de gosto duvidoso pela intelectualidade da época, essas ilustrações foram esquecidas por um longo período.
São imagens intrigantes, em que geralmente a mulher aparece oprimida, assustada e perseguida. Mais uma vez o trabalho impressiona pelo rigor e pela destreza da composição. Essas imagens são indiscutivelmente kitsch e exageradas, como são as imagens dos sonhos. Curioso fazer a ponte desse trabalho com as fotos de Marcos López, também presentes na "Paparazzi", mas realizadas a quase 50 anos de revolução tecnológica depois, embora com alguns conceitos semelhantes.
A exposição de Grete Stern, realizada pelo Instituto Goethe, está atualmente em Brasília, na Casa de Cultura da América Latina, onde permanece até o próximo dia 24. De 16 a 24 de maio, estará em Porto Alegre, na sede do Instituto Goethe. São Paulo poderá ver a mostra no Centro Cultural São Paulo, entre 6 de junho e 4 de julho.
(EC)

Texto Anterior: "Paparazzi" 'adota' escola e cria galeria
Próximo Texto: Exposição "B.O.X.E.", no MIS, vê limite entre dor e prazer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.