São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meio de transmissão do HIV é a maior dúvida no Pergunte Aids

Serviço recebeu 65,6 mil ligações em cinco meses

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O risco de contaminação do HIV pela prática de sexo oral foi a dúvida mais frequente das 65,6 mil pessoas que ligaram nos últimos cinco meses para o Pergunte Aids.
O serviço, gratuito, foi criado em outubro pelo Ministério da Saúde para esclarecer dúvidas sobre transmissão, sintomas e formas de tratamento da Aids.
Cerca de 95,4% das pessoas que ligaram tinham dúvidas sobre os meios de transmissão do vírus.
Moradores de São Paulo foram os que mais fizeram mais ligações (33,3% do total), seguidos por Minas Gerais (10,4%), Rio de Janeiro (9,8%) e Bahia (7,2%).
Todos os que ligam respondem a um questionário que visa traçar o perfil dos usuários. A maioria das ligações foi de homens (59,3%), solteiras (63,4%) e estudaram pelo menos até o 2º grau (45,9%).
Para o coordenador do Programa Nacional de DST/Aids, Pedro Chequer, causou surpresa a quantidade de pessoas que ligaram com dúvidas básicas sobre os meios de transmissão. "São comuns, por exemplo, perguntas sobre a possibilidade de alguém se contaminar sentando no mesmo banco ou apertando a mão de uma pessoa portadora do HIV", disse.

O telefone do Pergunte Aids é 0800 61 2437.

Texto Anterior: Casarão produz as próprias leis
Próximo Texto: Elas adoram homem 'manteiga-derretida'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.