São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Índice

Betinho critica 'enxugamento'

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A economia formal está se transformando em uma economia sem emprego. Quem afirma isso é do sociólogo Herbert de Souza, 61, diretor-geral do Ibase.
Segundo Betinho, a sociedade está sofrendo com os altos índices de desemprego gerados pela atual regra de administração: a empresa enxuta, com o menor número possível de funcionários.
Ele aponta ainda para dois tipos de economia. A primeira, formal, é dominante, excludente e concentradora. A outra, porém, é apenas a alternativa de sobrevivência.
"A informalidade é a forma que os excluídos estão encontrando para não cair na miséria."
Betinho diz ainda que a economia informal tem repercussões negativas no âmbito social. "As pessoas acabam não usufruindo dos benefícios governamentais."
Na economia informal, as pessoas são sua própria garantia e, a cada dia, renovam sua condição de sobrevivência. "Não há como negar ou se abster dessa realidade. O trabalho não pode ser considerado algo ilegítimo."
Para ele, a informalidade vai crescer, enquanto a formal será "reduzida a um bunker".

Texto Anterior: Sete casos têm análise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.