São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA TAMBÉM

VANESSA DE SÁ
DA REDAÇÃO

. Carga viral
Número de cópias de HIV (o vírus da Aids) por mililitro de sangue obtido a partir da medida do material genético viral. Ao contrário da maioria dos seres vivos, o HIV, o vírus da Aids, possui RNA (ácido ribonucléico) e não DNA (ácido desoxirribonucléico) como material genético. Os níveis de RNA virais são obtidos por meio de uma técnica chamada PCR (reação em cadeia de polimerase). A PCR é uma espécie de "xerox", permitindo fazer milhões de cópias idênticas do material genético (amplificação).
Estudos recentes mostraram que a carga viral é um bom indicador da progressão clínica da doença.
Praticamente todos os testes clínicos de novas drogas contra a Aids usam a carga viral como meio de identificar a eficácia de tais medicamentos.

. Terapia genética
Tratamento baseado na injeção de genes "saudáveis". O objetivo é fazer com que os genes passem a produzir proteínas "saudáveis", substituindo as "defeituosas".
Genes são os trechos do DNA responsáveis pela produção de uma proteína. Devido ao fato de o gene não poder ser injetado no paciente como uma droga convencional, usa-se normalmente um vírus, que funciona como um táxi, carregando o gene até o corpo do paciente. Muitos cientistas acreditam que a terapia genética seja o quarto estágio da medicina, depois da descoberta dos microorganismos patogênicos, da anestesia, da introdução das vacinas e dos antibióticos.

. Doenças multifatoriais
Doenças ou condições clínicas que acredita-se serem causadas por vários fatores, como a obesidade. Cientistas acreditam que, além do componente ambiental, tenha um componente genético.

. Protocolo
Plano de estudo cujo objetivo é avaliar a eficácia de tratamentos.
(VS)

Texto Anterior: GENÉTICA
Próximo Texto: GEOGRAFIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.