São Paulo, domingo, 13 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Armários inteligentes

MARCELO LIMA

De cara nova e com mais compartimentos, móveis equipados revitalizam o closet
Projetar armários abertos, com compartimentos separados para cada peça do vestuário, sugerindo organização e praticidade, é a nova tendência de decoração para os closets.
Abandonando a solução do bloco único, típica dos armários embutidos, o closet ganha agora novos móveis, cada vez mais independentes, que priorizam a agilidade na hora de se vestir e respondem às necessidades individuais.
Segundo Esther Schattan, da Ornare Armários Embutidos, é cada vez maior a quantidade de roupas e objetos que as pessoas acumulam nos closets.
Organizar o espaço interno dos armários, portanto, é uma tarefa que exige racionalidade e que deve ser feita em conjunto com profissionais especializados. "Por armazenar itens muito pessoais, um armário, para ser funcional, deve refletir o próprio estilo de vida do cliente", diz.
A decoradora Marília Campos Veiga, por exemplo, optou por fazer os armários para seu closet em uma marcenaria. Como não dispunha de espaço suficiente nas paredes para posicionar os móveis e ao mesmo tempo fixar um espelho, ela resolveu o problema por meio de uma "porta-espelho", que desliza por toda a extensão dos armário, sem, no entanto, fechá-lo completamente.
Para armazenar sua coleção de bijuterias antigas, ela definiu nichos específicos e, para facilitar a localização das roupas, guarneceu as gavetas com vidro na parte frontal.
Novos acessórios
Nas lojas especializadas, a versatilidade na composição dos armários também é o principal atrativo. Nelas, é possível encontrar modelos cada vez mais equipados, como cabides retráteis que economizam espaço, gaveteiros com corrediças de deslizamento suave e iluminação automática acionada com a abertura da porta.
Como novidade, algumas lojas oferecem acessórios para guardar peças específicas, como meias e gravatas, que podem ser adaptados aos armários, ou mesmo funcionar como móveis independentes.
Seguindo a tendência, a Ornare acaba de lançar um novo sistema de armários, projetado pelo designer Marcelo Rosembaum, que inclui móveis acessórios com rodízio.
Baseado em prateleiras fixadas nas paredes, o sistema inova o conceito de armário, dispensando teto e laterais em madeira.
Para quem quer adquirir armários com acessórios fixos, a Composit oferece unidades completas para closets, executadas sob encomenda, que podem vir acompanhadas de acessórios como porta-ternos com braço pneumático e gaveteiros com visor em acrílico.

Texto Anterior: Rei dos vinhos
Próximo Texto: Onde executar seu closet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.