São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Front externo pode atrapalhar a Copesul

DA REPORTAGEM LOCAL

Um programa de investimentos para 97 e 98 e a perspectiva de uma taxa de crescimento de 24% do lucro para este ano tornam o investimento em papéis da Copesul, ex-estatal privatizada em maio de 92, uma opção atraente.
Ao menos, é essa a análise que o Citibank faz do papel, em relatório sobre a saúde financeira da empresa, divulgado recentemente.
A recomendação do Citi para a compra de ações da Copesul leva em conta tanto o investidor interessado em retornos no curto prazo quanto aqueles que procuram investir em ativos de longo prazo de maturação.
O investimento no longo prazo pode ser uma opção mais interessante, se se leva em conta o cenário complicado que o setor petroquímico nacional tem vivido nos últimos anos.
Perspectivas
O banco inglês considera, no entanto, que as perspectivas são "um pouco melhores" do que as experimentadas no ano passado, por exemplo.
Segundo o Lloyds, em 1996, o setor petroquímico brasileiro precisou trabalhar com margens de lucros mais estreitas, processo que ganhou força com a abertura da economia.
O banco estima que o setor reduziu em média 21,8% suas margens de lucros, entre os anos de 90 e 95.
O setor também tem sido prejudicado pela alta que o petróleo -matéria-prima do setor- vem sofrendo no mercado internacional.
Isso porque as empresas não conseguiram repassar esses aumentos para os preços.
Para o ano de 97, no quesito preços, o cenário externo é um pouco mais favorável que o do ano passado, segundo a estimativa do Lloyds, que prevê a estabilidade do preço internacional do petróleo.
Vendas
Além dos preços em alta, as perspectivas de vendas do setor em mercados estrangeiros não é das melhores -a demanda por produtos petroquímicos está desaquecida e não deve haver mudança substancial para 97.
Assim, conclui o banco inglês, ainda que um pouco melhor que no ano passado, a indústria petroquímica apresenta normalmente altos e baixos e os riscos de investir nos papéis do setor "não são desprezíveis".
Pode-se incluir a perspectiva de freio da economia, cada vez mais forte entre os analistas, como um dos fatores que devem ser levados em conta pelo investidor.
Isso porque a indústria petroquímica é fortemente influenciada pelo ritmo de atividade da indústria.
Demanda
Nesse ponto, tanto o cenário interno quanto o externo apontam para uma redução do ritmo de atividade da economia.
No front externo, há a possibilidade de nova alta dos juros básicos da economia norte-americana.
E no front interno alguns economistas apostam que o governo federal deve brevemente pisar no freio, reduzindo os prazos de financiamento.
Investimentos
A Copesul tem um programa de investimentos para este ano e o próximo ano de aproximadamente US$ 638 milhões. Com esses recursos, a empresa quer aumentar sua capacidade de produção.
No caso do eteno, esse aumento deve ser da ordem de 66%, enquanto sua capacidade total de produção pode crescer algo em torno de 51%.
Esses investimentos serão financiados parcialmente pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Eximbank e IFC, que devem entrar com cerca de 75% dos US$ 638 milhões que serão investidos.

Texto Anterior: Branca de Neve
Próximo Texto: Setor cresce 1,5 vez o PIB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.