São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curador inglês seleciona também para Sydney

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O curador Jonathan Watkins foi o primeiro a chegar no Brasil, no início da semana passada.
Além de ser o curador-chefe da galeria Serpentine há dois anos, Watkins foi indicado como curador da próxima bienal de Sydney, na Austrália, no próximo ano.
Com Watkins, a arte brasileira não corre o risco de ser novamente injustiçada. Na última edição do evento, nenhum brasileiro foi selecionado. "É totalmente certo que pelo menos um brasileiro será escolhido", disse Watkins à Folha.
*
Folha - Você está no Brasil trabalhando para a Serpentine Gallery ou para a bienal de Sydney?
Jonathan Watkins - Para as duas. Estamos pensando em fazer uma exposição individual com um artista brasileiro em Londres, no final do ano. Também estou visitando alguns países para a bienal de Sydney e é totalmente certo que pelo menos um artista brasileiro será escolhido.
Folha - A bienal de Sydney tem um tema? Quando ela acontece?
Watkins - Provavelmente será inaugurada em setembro do próximo ano. Mas ainda é muito cedo para falar no tema. Estou procurando trabalhos que não sejam "teatrais", que tenham um tipo de simplicidade constrangedora, muito direta e nada pretensiosa ou complicada.
Ainda não existe um tema a ser revelado, apenas uma teoria que deverá ser provada pelas evidências. Tenho que ver o que está acontecendo nos lugares para ter certeza de que não estou interpretando mal a arte contemporânea.
Não vai ser o caso de eu sair pelo mundo tentando ilustrar a minha teoria. Quero saber o que os artistas estão fazendo para não compreendê-los mal.
Folha - A edição passada da bienal de Sydney não apresentou nenhum artista brasileiro...
Watkins - Esta vai ser a oportunidade de a Austrália ver muitos artistas brasileiros interessantes.
Folha - O que você conhece de arte brasileira?
Watkins - Conheci alguns artistas em mostras em Londres e em grandes eventos, como a Documenta. Waltercio Caldas, Tunga, Jac Leirner, Ivo Mesquita...
Para falar a verdade, a primeira exposição que curei, na Chisenhale Gallery, era de uma artista brasileira não conhecida por aqui. Seu nome é Lúcia Nogueira e ela vive em Londres.
Folha - O que lhe interessa na arte brasileira?
Watkins - Existe uma grande variedade aqui, mas eu estou interessado em coisas muito particulares. É possível sentir aqui uma grande vitalidade. Não são formalistas, não são acadêmicos, não são contaminados por uma identidade nacional. Os artistas são muito abertos, generosos e agradáveis.
(CF)

Texto Anterior: Ingleses invadem o Brasil atrás de arte contemporânea
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.