São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia suspeita de incêndio criminoso

Catedral abrigava o Santo Sudário

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Foram encontrados quatro ou cinco focos isolados de fogo na capela Guarini, em Turim, incendiada na noite de sexta-feira.
A informação extra-oficial pode apontar para um incêndio criminoso, possibilidade não descartada pelos investigadores. Segundo a polícia, ninguém reivindicou a autoria do atentado.
Mas há indícios também de que pode ter havido em curto-circuito. Haviam sido feitas instalações elétricas provisórias para um evento em homenagem ao secretário-geral da ONU no palácio real, adjacente à capela.
A sobrecarga do circuito pode ter sido a causa das chamas, já que vários cabos elétricos foram encontrados queimados. A capela não tinha alarme de incêndio.
O fogo afetou parte do Palácio Real de Turim, datado da Renascença, além da catedral de São João Batista. Dela faz parte a capela Guarini, onde ficava o manto que se acredita ter agasalhado o corpo de Jesus. A mortalha ficou intacta.
O governo italiano anunciou ontem que vai começar imediatamente a restauração dos prédios, para proteger da chuva as áreas destelhadas. Estimativas preliminares de gastos falam em alguns milhões de dólares.
O papa João Paulo 2º deverá fazer menções honrosas aos bombeiros que resgataram o Santo Sudário de sua redoma de vidro antes que o fogo o atingisse.

Texto Anterior: Multidão recebe em Vlorë premiê italiano
Próximo Texto: Eslavônia Oriental encerra votação hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.