São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eslavônia Oriental encerra votação hoje

Eleição é prorrogada por problemas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A população da Eslavônia Oriental, encrave sérvio na Croácia, compareceu às eleições regionais, mas muitos não puderam votar.
Problemas técnicos, como erros nas listas de votação, urnas entregues no lugar errado e cédulas perdidas, obrigaram a administração provisória da ONU a prorrogar o pleito até as 17h de hoje (local).
A ONU aposta no sucesso do pleito na Eslavônia Oriental como alternativa à repatriação e à fuga de refugiados. No encrave, vivem ex-rebeldes sérvios que lutaram por sua integração à Iugoslávia.
O comparecimento em massa dos sérvios às eleições seria uma indicação de que eles aceitam ser integrados à Croácia como unidade política, preservando seus direitos de minoria.
Assim como na Eslavônia Oriental, houve eleições em todo o território croata. Espera-se que o partido nacionalista-conservador HDZ, do presidente Franjo Tudjman, sofra derrota significativa. Sua popularidade vem caindo, apesar de ele ter liderado a guerra de independência em 1991.
O HDZ deve ter sua maioria reduzida no Parlamento. Nas eleições regionais, o partido é favorito nas cidades do interior. A oposição deve vencer em Zagreb (capital).

Texto Anterior: Polícia suspeita de incêndio criminoso
Próximo Texto: Protesto contra a Alemanha em Teerã reúne mais de 100 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.