São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nativos podem ser expulsos da região

Cacique Itambé está disposto a guerrear

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL

Em Coroa Vermelha, local em que foi rezada a Primeira Missa no Brasil, os índios pataxós vendem artesanato, deixam-se fotografar em troca de dinheiro e têm uma aldeia.
Empresários e habitantes locais reclamam que a região parece uma favela e, por isso, ouvem-se rumores de que os índios podem ser expulsos dali.
"Eu sou a favor de tirar essas barracas daqui, pois são feias, mas não vou andar meia légua para trabalhar", diz o cacique Itambé, que ficou famoso por ter dado um presente ao papa durante sua visita ao país.
Segundo Itambé, Cabral invadiu o Brasil. "O índio foi o primeiro a aguentar o massacre de Cabral. Por isso deve ser respeitado. Se precisar, faço guerra para não sair daqui."
Itambé conta que nunca foi consultado sobre nenhum projeto para a ocupação racional da região. Mas, de acordo com a secretária de Turismo de Cabrália, Nalu Miranda, há um projeto municipal de demarcação das terras indígenas.
Além disso, segundo Roberto Pinho, a Fundação Quadrilátero tem o projeto de um plano diretor para o bairro, que inclui a construção de casas de alvenaria com antenas parabólicas para os índios e a remoção dos comerciantes.
(MV)

Texto Anterior: Mata vista por Cabral ganha museu
Próximo Texto: Branco inspira álcool e malícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.