São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Branco inspira álcool e malícia

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL

Boré é um dos poucos índios que usam a reza para curar e se vestem com saia e cocar de penas. Geralmente, o contato com o branco provoca a perda da cultura indígena. "O índio vai perdendo a adivinhação. Alguns ficam maliciosos e bebem muito", diz Itambé.
"Os pataxós até já perderam sua língua", relata Everal Vergílio da Silva, secretário da Agricultura de Porto Seguro.
Para ele, o estilo de vida do índio mudou porque ele tem um espaço menor para suas atividades típicas, como cultivar a terra.
O secretário conta que os habitantes da aldeia de Barra Velha (entre Caraívas e Prado) ainda queimam a mata para plantar. Antes, podiam procurar terras férteis.
Para resolver esse problema, a secretaria tem um projeto para introduzir na reserva de Boca da Mata, perto do monte Pascoal, um sistema de agrofloresta. Os índios plantariam cerca 100 mil árvores frutíferas para consumo próprio, com mudas doadas pela prefeitura. O excedente seria aproveitado para a agroindústria.
Ver o mar
O cacique Itambé morava na mata, num local distante do litoral, e foi para Coroa Vermelha devido à curiosidade despertada pelas histórias que seu pai contava sobre o Descobrimento. "Queria saber também como era o mar."
Itambé conta que resolveu ficar ali porque gostou. Para ele, as razões que atraíram os outros índios, porém, foram outras. "Eles vieram por causa do dinheiro que os homens brancos davam."
Hoje, porém, o "caimbá" (dinheiro) está difícil para os pataxós da região, segundo o índio Boré, 76. Para ele, isso ocorre porque os turistas viajam pelo esquema de pacote e não trazem dinheiro.
(MV)

Texto Anterior: Nativos podem ser expulsos da região
Próximo Texto: Estudantes aprenderão história "in loco"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.