São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraíso tem 45 tipos de doces

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL

Imagine uma pequena ilha com muitos coqueiros, pequenas praias e um casal muito simpático que vende mais de 45 tipos de doces diferentes. Esse local existe.
É a ilha Paraíso, que fica perto da cidade de Cabrália e é uma das paradas dos turistas que fazem passeios de barco pela região.
Seu Vavá, apelido de Demervaldo dos Reis, 62, tinha 15 anos quando descobriu o paraíso e se mudou para lá com a família.
Hoje, ninguém mora na ilha. Os filhos e o casal foram para a cidade. "Não temos mais idade para ficar sozinhos", explica a mulher de seu Vavá, Ivone Maria dos Santos, 70. "Se o Vavá morre à noite, não tenho como levá-lo para a cidade."
Os turistas foram trazidos para a ilha por um barqueiro. "No começo, os visitantes comiam peixe grelhado", diz seu Vavá. Depois, dona Ivone passou a fazer chocolate e biscoitos de maisena.
Trabalho em família
Hoje, todos os doces são produzidos na cidade e trazidos para a ilha, onde a família passa o dia.
As receitas foram criadas por dona Ivone, e a família inteira ajuda: o filho Dermeval, 34, é responsável pelas tortas; Dorival, 24, pelos pudins e pavês; a nora Marina comanda a feitura das geléias e Ivone, a das cocadas. Entre os pavês, destaca-se o de sonho-de-valsa.
A mais saborosa e diferente das iguarias é a cocada de forno, que estala na boca. Há também cocadas com diversos sabores, como maracujá e abacaxi.
(MV)

Texto Anterior: Tour de barco corta rio que matou luso
Próximo Texto: Até caranguejos são preservados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.