São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tour de barco corta rio que matou luso

João de Tiba tem águas calmas

DA ENVIADA ESPECIAL A PORTO SEGURO

Vale a pena fazer um passeio de escuna pelo rio João de Tiba.
A diversão já começa antes do embarque, quando turistas e nativos se confundem entre as lojas de suvenires próximas ao cais.
O rio é tranquilo. O barco passa por preservados manguezais habitados por caranguejos. Sua retirada é realizada artesanalmente pela população local -a extração em grande escala é proibida.
O rio nasce em Minas Gerais e tem esse nome em homenagem a um dos primeiros moradores da região, um português que não sabia nadar e lá morreu afogado.
Se o nível da maré estiver baixo, o barco não cruza a "passagem dos índios", uma fileira de pedras que os índios fizeram no fundo do rio para atravessá-lo a pé.
Coroa Alta
Na volta, depois de passar pelo encontro do rio com o mar, o barco chega ao recife de Coroa Alta, uma ilha de corais com piscinas naturais cheias de peixinhos. Como os corais são pontudos, o passeio requer um chinelo.
Parte da ilha foi invadida por barracas que vendem petiscos, tirando o aspecto natural do lugar.

Texto Anterior: Barracas fazem praia virar clube
Próximo Texto: Paraíso tem 45 tipos de doces
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.