São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes aprenderão história "in loco"

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL A PORTO SEGURO

Aprender a história do Descobrimento no local em que ele aconteceu é o objetivo do projeto Jovem Historiador, a ser introduzido em Porto Seguro até junho.
Pelo projeto, estudantes de 1º e 2º graus ficam uma semana na região e têm aulas em locais históricos de Porto Seguro e Cabrália.
A Casa de Cultura Portuguesa é responsável pelo apoio pedagógico do projeto. A diretora Cilene Sambrano, que também é cônsul de Portugal em Porto Seguro, informa que as crianças também terão contato com os índios locais.
O conteúdo programático inclui, segundo Sambrano, os preparativos da viagem de Cabral, o Descobrimento e o Período Colonial.
Para complementar o aprendizado, as crianças também poderão encenar trechos da história com os habitantes da região.
A idéia é do hoteleiro Adelmo Pimenta Soares, proprietário da empresa turística Golden Drim, que está arcando com os custos do projeto. "Senti a necessidade de fazer alguma coisa para diminuir a crise hoteleira da cidade, principalmente na baixa temporada."
Intercâmbio
Na semana passada, dois estudantes de Belmonte, cidade em que Cabral nasceu, em Portugal, estiveram em Porto Seguro para conhecer seus locais históricos.
Segundo Sambramo, as viagens dos jovens fazem parte de um convênio entre TAP e Varig, que doam as passagens aéreas, e as prefeituras de cada uma das cidades, responsáveis pela estada dos estudantes.

Texto Anterior: Branco inspira álcool e malícia
Próximo Texto: Versão oficial é contestada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.