São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC defende união do governo com o MST

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu ontem a união entre o governo e o MST para acelerar a reforma agrária. Em entrevista à Rede Globo, FHC considerou "inútil" a discussão sobre os números da reforma agrária, constantemente questionados pelos sem-terra.
"Agora, eu acho inútil brigar: 'assentou tanto ou quanto, o MST diz que é tanto, o ministério diz que é não sei quanto mais'. Não é esse o problema. Se nós nos dermos as mãos (faz o gesto de união), vamos assentar mais gente. E é isso que nós temos que fazer", afirmou FHC.
Fernando Henrique recusou de maneira veemente a proposta dos sem-terra de afastar o ministro Raul Jungmann (Política Fundiária). "Não, porque aí ele (MST) sai da legalidade. Não cabe ao Movimento Sem Terra saber quem é ministro meu. Eu fui eleito pelo povo para governar com os ministros que eu decido. Agora, eu não vou discutir quem é o líder dos sem-terra. Nunca pedi a cabeça de nenhum líder sem-terra", disse.
Para FHC, a marcha dos sem-terra é um exercício normal de cidadania. "Acho que um país democrático, como o nosso, precisa se acostumar a que haja esse tipo de manifestação. Claro, tem de ser uma manifestação dentro da democracia, uma demonstração construtiva."

Texto Anterior: Presidente 'não viu' marcha
Próximo Texto: ACM critica 'agregados' à marcha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.