São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
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Pitta abre o cofre para aprovar fura-fila

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Câmara Municipal aprovou às 20h15 de ontem, em primeira votação, o projeto de lei que implanta o fura-fila em São Paulo. Uma segunda e última votação deverá ser feita nas próximas semanas.
O projeto foi aprovado dez horas depois de o prefeito Celso Pitta liberar verbas paras as administrações regionais.
As 27 regionais são controladas politicamente pelos vereadores da bancada que apóia o governo Celso Pitta e que, no início do ano, pressionaram o prefeito para manter o direito de indicar os administradores das regionais.
Desde o final do ano passado, os parlamentares reclamavam que a prefeitura estava repassando poucos recursos para esses órgãos, o que teria provocado a redução do ritmo de trabalho.
Na manhã de ontem, Pitta se reuniu com a bancada e pediu que o projeto do fura-fila fosse votado ontem. No final da reunião, realizada no Palácio das Indústrias (sede do Executivo), anunciou também que vai liberar a partir de maio R$ 25 milhões por mês para as regionais.
O projeto do fura-fila foi aprovado por 32 votos a 14 (são 55 vereadores). O PT e o PSDB votaram contra. Eles tentaram obstruir a votação com artimanhas como acusar um vereador do governo de assédio sexual (leia na pág. 3).
Obras sociais
A assessoria de imprensa da prefeitura informou ontem que as verbas foram liberadas para que a ARs executem obras de interesse social em suas áreas.
A liberação não teria, segundo a assessoria de imprensa, nenhuma relação com a aprovação do projeto de lei que permite a construção do fura-fila em São Paulo.
Segundo a assessoria, o secretário das Administrações Regionais, Alfredo Mário Savelli, vai apresentar nos próximos dias um programa de trabalho para cada regional.
O secretário das Administrações Regionais terá de informar em quais obras o dinheiro será empregado. A assessoria de imprensa informou que as verbas estão previstas no Orçamento de 1997.
Fura-fila
Fura-fila, principal promessa da campanha eleitoral de Celso Pitta, é o apelido do VLP (Veículo Leve sobre Pneus).
O novo meio de transporte é um ônibus biarticulado que circula em vias elevadas ou no nível do solo.
Como no metrô, o motorista do fura-fila não precisa dirigir o veículo, uma vez que o VLP tem a trajetória fixada por roldanas presas em canaletas.
A Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) ainda não definiu se o fura-fila será movido a diesel, gás ou eletricidade.
O projeto aprovado ontem autoriza o Executivo a ceder para a iniciativa privada o direito de explorar as linhas por um período máximo de 15 anos.
Em troca, as empresas particulares deverão construir as linhas ou comprar os veículos (situação que será definida na licitação).
A primeira linha será localizada entre o Sacomã, na zona sul, e o parque D. Pedro, no centro.
A licitação para essa obra, que deve estar pronta em 1998, será aberta depois da segunda votação do projeto, que deve ocorrer ainda este mês.

LEIA MAIS nas págs. 2 e 3

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