São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997 |
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Indy instala caixa-preta nos carros Equipamento é da Ford FÁBIO SEIXAS
O equipamento foi desenvolvido por uma divisão da Ford, a SVO (Special Vehycles Operation, em inglês, operação de veículos especiais) em conjunto com a Cart (entidade que dirige a categoria). A Ford SVO é parceira oficial da Cart no fornecimento de tecnologia de segurança. Segundo a empresa, o objetivo da caixa-preta é aperfeiçoar a segurança na categoria. O equipamento estará ligado a sensores e medirá impacto e ângulo dos acidentes, possibilitando simulações no computador. A caixa-preta já foi utilizada em alguns carros com motores Ford nas provas de Miami e Long Beach, para testar sua viabilidade. Na Austrália, onde Christian Fittipaldi se acidentou, a Ford, fornecedora de sua equipe, não fez testes com o equipamento. "Infelizmente não fomos para a Austrália", disse Mike Stoller, relações-públicas da Ford nos EUA. "Saberíamos exatamente a força de gravidade que atuou sobre o Christian no instante da batida." 'Pilha' A caixa-preta tem o dobro do tamanho de um maço de cigarros e será colocada no assoalho do cockpit, sob os joelhos do piloto. Devido a seu tamanho reduzido, ela não terá uma fonte de energia própria, sendo alimentada pela bateria do carro. A Ford descarta um boicote dos demais fornecedores de motores da categoria, como Honda e Toyota, ao uso do equipamento. A empresa alega ter contrato de exclusividade com a Cart no fornecimento de tecnologia de segurança até 1999. O piloto Raul Boesel, da Brahma-Patrick, foi um dos escolhidos para testar o equipamento em Long Beach, no último domingo. Ele disse que demorou para notar a presença da caixa-preta no carro. "É quase imperceptível." Texto Anterior: Estádio da rua Javari vira local de filmagem; Definidos os finalistas no futebol de praia; Negrão inicia treinos para a Liga Mundial; Wimbledon dá prêmio maior para os homens Próximo Texto: Cougar e Report disputam tira-teima Índice |
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