São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indy instala caixa-preta nos carros

Equipamento é da Ford

FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Todos os carros da Indy utilizarão caixas-pretas a partir da próxima prova da temporada, em Nazareth, no dia 27 de abril.
O equipamento foi desenvolvido por uma divisão da Ford, a SVO (Special Vehycles Operation, em inglês, operação de veículos especiais) em conjunto com a Cart (entidade que dirige a categoria).
A Ford SVO é parceira oficial da Cart no fornecimento de tecnologia de segurança.
Segundo a empresa, o objetivo da caixa-preta é aperfeiçoar a segurança na categoria.
O equipamento estará ligado a sensores e medirá impacto e ângulo dos acidentes, possibilitando simulações no computador.
A caixa-preta já foi utilizada em alguns carros com motores Ford nas provas de Miami e Long Beach, para testar sua viabilidade.
Na Austrália, onde Christian Fittipaldi se acidentou, a Ford, fornecedora de sua equipe, não fez testes com o equipamento.
"Infelizmente não fomos para a Austrália", disse Mike Stoller, relações-públicas da Ford nos EUA. "Saberíamos exatamente a força de gravidade que atuou sobre o Christian no instante da batida."
'Pilha'
A caixa-preta tem o dobro do tamanho de um maço de cigarros e será colocada no assoalho do cockpit, sob os joelhos do piloto.
Devido a seu tamanho reduzido, ela não terá uma fonte de energia própria, sendo alimentada pela bateria do carro.
A Ford descarta um boicote dos demais fornecedores de motores da categoria, como Honda e Toyota, ao uso do equipamento.
A empresa alega ter contrato de exclusividade com a Cart no fornecimento de tecnologia de segurança até 1999.
O piloto Raul Boesel, da Brahma-Patrick, foi um dos escolhidos para testar o equipamento em Long Beach, no último domingo.
Ele disse que demorou para notar a presença da caixa-preta no carro. "É quase imperceptível."

Texto Anterior: Estádio da rua Javari vira local de filmagem; Definidos os finalistas no futebol de praia; Negrão inicia treinos para a Liga Mundial; Wimbledon dá prêmio maior para os homens
Próximo Texto: Cougar e Report disputam tira-teima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.